Bolo de Limão - Receita Fidu

Como fazer um bolo de limão sem glúten, sem lactose e sem ovos

O bolo de limão é uma das sobremesas mais populares e apreciadas em todo o mundo. Além de ser delicioso e refrescante, o bolo de limão também pode ser saudável e adequado para pessoas com restrições alimentares. Nesta receita, vamos mostrar como fazer um bolo de limão sem glúten, sem lactose e sem ovos, usando ingredientes simples e naturais. Vais ver que é fácil, rápido e muito saboroso!

Por que escolher esta receita

Esta receita é uma ótima opção para quem quer fazer um bolo de limão sem glúten, sem lactose, sem ovos (e sem os 14 alergénios) seja por motivos de saúde ou por preferência pessoal. Alguns dos benefícios desta receita são:

  • É livre de glúten, uma proteína presente no trigo e em outros cereais, que pode causar alergia ou intolerância em algumas pessoas. A farinha de arroz é uma alternativa natural e leve que não contém glúten.
  • É livre de lactose, um açúcar presente no leite e nos seus derivados, que pode causar problemas digestivos em algumas pessoas. O leite e o óleo de coco são alternativas vegetais que não contêm lactose e que dão um sabor e uma textura cremosa ao bolo.
  • É livre de ovos, um ingrediente comum nos bolos tradicionais, mas que pode causar alergia ou ser evitado por questões éticas ou ambientais. O suco e as raspas de limão são alternativas naturais que substituem os ovos na função de dar sabor, acidez e leveza ao bolo.

Além disso, esta receita é rica em nutrientes como vitaminas, minerais, fibras e gorduras boas, que contribuem para a saúde do corpo e da mente. O limão é uma fruta cítrica que tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, alcalinizantes e desintoxicantes. 

Como servir e decorar o bolo de limão

Para servir e decorar o bolo de limão sem glúten, sem lactose e sem ovos, pode usar a sua imaginação e os ingredientes que mais gostar. Aqui estão algumas sugestões:

  • Polvilhar açúcar de confeiteiro por cima do bolo para dar um toque doce e delicado.
  • Pode fazer uma cobertura de chantilly vegano com creme de leite de coco, açúcar de confeiteiro e extrato de baunilha e espalha sobre o bolo para dar uma textura cremosa e contrastante.
  • Decore o bolo com fatias ou raspas de limão, folhas de hortelã, frutas vermelhas ou coco ralado para dar mais cor e frescura.
star
×